ANDARILHAS #2 :: CÁUCASO & ANDES

Na jornada de hoje, Rodrigo Gobbet nos leva ao encontro de povos distintos e distantes entre si, porém que compartilham da companhia de gigantes montanhas e de riquíssimas culturas musicais milenares.

Uma delas é a região do Cáucaso, mais particularmente a Armênia, de povos cuja história é indissociável do majestoso maciço do Ararat, antigo vulcão que supera os 5000 metros de altitude e marca os limites entre Turquia, Armênia e Iran, região onde está o berço de boa parte da história de nossa espécie.

A outra é o Altiplano Andino, em nossa América do Sul, lar de inúmeros povos de cultura milenar e gigantes montanhas, algumas entre as mais altas do planeta.
La Paz reflete o brilho dourado do imponente Illimani (6400m). A chamada Puna Atacameña, na região do altiplano entre Argentina, Chile e Bolívia, um corredor de vulcões dentre eles o mais alto do mundo, o Ojos del Salado (6980m), e logo a abrupta queda que põe fim ao deserto mais intenso do planeta nas águas gélidas do Pacífico. Ao menos 10.000 anos de história, cultura, artes e ciências de muitos povos residem neste pedaço do continente americano. Muita música para ouvir!

Boa Viagem!

Playlist

1 – Tema de la Quebrada de Humahuaca
Inti Illimani 3 – Canto de Pueblos Andinos 1972

2 – Nazeli
Djivan Gasparyan Armenian Duduk 2003

3 – Flor de un día
Savia Andina 1975

4 – Guttapercha
Michael Brook & Djivan Gasparyan 2008

5 – Tinku
Inti-Illimani 3 – Canto de Pueblos Andinos 1972

6 – Sari Galin
Houssein Alizadeh & Djivan Gasparyan
Endless Vision 2003

7 – Atacameños
Illapu – Raza Brava 1977

8 – I Miss You Every Moment My Brother
Arto Tunçboyaciyan – Everyday is a New Life 2000

Produção – Rodrigo Gobbet
Engenharia reversa – Joaquim Pedro

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *