ELECTROJAZZ 21 – por uma definição da musica …

eLecTroJaZz num 21, buscando a definição profunda da música, através da escuta e da sensibilidade: orgânico e eletrônico, composição  e fusão de toda diversidade de expressões que se mostram aqui-e-ali-pelo-mundo.

Começamos esta edição do electrojazz com a música de Hildur Gudnadottir, jovem violoncelista islandesa, que nos faz voar através dos solos, texturas e ritmos de sua música. Ouviremos o segundo album solo de Hildur, denominado Without Sinking [12 Tonar]. Deste disco ouviremos: Elevation, Eruption Light e Opaque.

A segunda audição de nosso programa vem com o trompetista sueco Goran Kajfes, que já esteve presente na última edição do programa apresentando uma trilha sonora e agora nos arrebata com 3 músicas de seu album de 2000, Home. Ouviremos: Princees of Krishnaswamy, Mesqualero, Swampified.

A terceira incursão sonora é de fato para sentirmos e tentarmos entender o conceito de música em sua totalidade, um dos maiores músicos do mundo, Egberto Gismonti, aparece com músicas dos seus álbuns Sanfona [1981] e Sol do Meio Dia [1977], demonstrando que sua música é extemporânea, por essência, atravessa tempos e mantém a sua força criativa. Egberto precisa ser ouvido! Neste programa um pequeno trecho de De Repente e depois, na íntegra Maracatu e Raga. Egberto tem um selo próprio, denominado Carmo (sua cidade natal no RJ) e distribuído pela ECM records.

Pra finalizar este eLecTroJaZz 21, a síntese do eletrificado com o orgânico e da plena fusão e mistura cultural com os sons da Compilação “Ethiopiques” … neste caso Volume 1. Músicos, produtores e selos Etíopes das décadas de 60 e 70 organizados pelo selo Buda Musique e que desencadearam um movimento de re-valorização desta música…para além do seu tempo e em sintonia com-o-mundo… resultando em produções atuais que envolvem os músicos da época.Ouviremos os sons de Muluqen Mellesse, Teshome Meteku, Mahmoud Ahmed, Seyfu Yohannes.

Boa Escuta dAdA RAdiO…… deixem seus comentários e muito obrigado!

3 thoughts on “ELECTROJAZZ 21 – por uma definição da musica …

  1. Fabio

    Parabéns pelo programa…. é sempre bom saber que tem coisas novas e boas surgindo e lembrar ao mesmo tempo que temos coisas excelentes como o Egberto por aí….. excelente a iniciativa da dada radio…principalmente sabendo que fazem isso sem interesse comercial…. conheço vcs e sei que trabalhem pelo amor a musica mesmo…e isso move… CONTINUEM….
    E POR SINAL QUANDO ROLA OUTRA DADA AO VIVO?
    ABS…

  2. Alexandre Anzilotti

    “Difundindo o conhecimento livremente, sem mediações”

    Amadeu, parabéns. Adorei o som, tudo! A violoncelista (viajei longe), o trompetista (Mesqualero é demais), o Egberto (sou desses que conheço pouco e já estou fazendo minha pesquisa, buscando mais), e o Ethiopiques, achei essa fusão um barato!

    Estamos mais perto de encontrar a definição profunda da música!

    Um grande abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *