eLecTrOjaZZ :: em busca do GROOVE

O programa de hoje construído na necessidade de movimentar o ar com sons de verdade, aconteceu meio que naturalmente. Uma playlist de sequencias de jazz pos-60’s que tinham como forte tendencia a levada groove, um jazz pra dançar e também se atualizar com as tendencias dos 90’s em diante: novas experimentações e fusões.

Cannonball Adderley é o nosso padroeiro (foto abaixo, centro), saxofonista e produtor versátil, coeso, com seus sons equilibrados e ao mesmo tempo grooves. Ouviremos neste programa as músicas Hummin’ (Country Preacher) e Jeanine (Them Dirty Blues). Dando continuidade, duas tracks da compilação Blue Note: Lost Grooves do selo Blue Note com gravações de Lou Donaldson ( The Scorpion) e Grant Green (Hey Union Western Man). Sons de primeira!

cannonball

http://en.wikipedia.org/wiki/Cannonball_Adderley

Em seguida damos um salto para os 90’s e as idéias do jazz em constante mudança e com forte expressão rítmica com o pessoal do M-Base Collective, representado nestes sons pela Figura do saxofonista e produtor Steve Coleman e toda nova perspectiva de fazer o jazz e distribuí-lo gratuitamente. Ouviremos também o igualmente saxofonista Chris Potter e o trompetista Roy Hargrove em seus trabalhos, respectivamente Migrations do disco Traveling Mercies e Out of Town do disco Hard Groove. Pra finalizar o som de Steve Coleman & The Five Elements, com a música Black Phonemics presente no disco de 1991 Black Science.

Pra fechar a pegada groove no jazz: o trio que quanto mais ouvimos mais gostamos Medeski, Martin & Wood, com o sempre excelente disco End of the World Party de 2004 em três sons – a própria faixa título, New Planet e Mami Gato uma salsa groovin’ jazz com um piano percussivo que so o tecladista John Medeski tem a maestria de fazer.

A despedida fecha o ciclo do groove com mais um som de Cannonball Adderley, Merci, Merci, Merci…dAdA RAdiO é informação livre!

  5 comments for “eLecTrOjaZZ :: em busca do GROOVE

  1. October 20, 2009 at 23:34

    Lindo! Valeu!

  2. Fabio Lobo
    October 21, 2009 at 09:45

    Amadeu, excelente! Lembrei de outros caras que também fazem essa pegada bem groove como o Lonnie Liston Smith, George Duke, Deodato e Airto Moreira. Mas ai também vai uma lista danada de grande para mencionar…

    Programa sensacional!
    Keep on groovin’ high!

  3. TRZ
    October 21, 2009 at 10:23

    fino!

  4. (((pigtrafficvisual)))
    October 31, 2009 at 12:17

    hahah!
    Maravilloso..

  5. amadeuz
    October 31, 2009 at 12:27

    VALEU JUANNNNNNNNNN RAAAAAAAHHHHHHH GOOD VIBRATIONS FOR YOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *