ESTÉTICA T3C3IRO MUNDO 4

Olá compadres, e bem vindos a mais um Estética Terceiro Mundo, nosso portal para uma dimensão musical onde o velho e o novo se cruzam e dão origem a híbridos, bem diferentes um do outro, mas totalmente agradáveis e provocadores aos nosso ouvidos.

Começamos nosso programa com New Mangabeira, faixa de abertura do meu disco Nomade Riddim Vol. 2 – disponível pra baixar aqui na DaDa Radio. A faixa, a princípio um coco de embolada, se transforma com adição de instrumentos de percussão de outras culturas, como o udu africano e o derbak árabe, além de uma intenção “dubesca” nos ecos e delays adicionados.

A próxima faixa se chama Waiyan Dub da dupla de Turntablism japonesa Hifana. Como o próprio nome diz, a faixa se concentra mais nos efeitos comuns ao gênero jamaicano do que nas peripécias com pick-ups (comuns ao turntablism). Percussão, batidas de rap, guitarra e gaita completam esse caldo sonoro.

Acho que vocês notaram que o dub/reggae e outros sons lá da ilha estão permeando esse nosso programa, não? Pois aqui vai mais uma faixa que nos aproxima da malemolência jamaicana, fazendo uma ponte com o continente africano – Reggae Makossa, versão do clássico funk/afrobeat/highlife Soul Makossa, do saxofonista do Camarões Manu Dibango. Essa versão está presente no disco Gone Clear, de 1980. Curiosidade: a cozinha (baixo e bateria) do disco é capitaneada pelos onipresentes Sly & Robbie.

A próxima faixa se chama Emergency Bass, e está no disco de estréia do ex-baixista do Asian Dub Foundation, Dr. Das chamado Emergency Basslines. O trabalho solo do Dr. Das de certa forma se assemelha ao de sua antiga banda – dub,reggae,samples de música indiana– só que o Das trabalha isso de forma mais experimental que o ADF.

Dub/Reggae/Ska com influências de toques de candomblé, frevo e brega??? Pois essa é a linha seguida pela banda Variant, projeto paralelo de integrantes de grandes grupos da cena pernambucana. Vocês ouvem aqui a música Motor de Arranque.

O próximo som é de um dos grandes novos nomes da cena reggae/dub mundial, o nova-iorquino Victor Axelrod. Victor também atende pela alcunha de Ticklah, e é responsável pela sonoridade e teclados de grupos como Easy-Star All Stars e Antibalas Afrobeat Orchestra, entre outros. Ficamos aqui com a faixa nine year boss, de seu primeiro disco, Ticklah VS. Axelrod.

Na sequência temos a faixa M´bifé balafon, do casal de cantores de Mali Amadou & Mariam. A faixa está presente no disco Dimanche at Bamako, produzido por Manu Chao.

Voltando ao dub temos a faixa What Happened, do grupo Dub Syndicate (foto abaixo) – onde o dub tradicional dialoga com o eletrônico e a world music.

Passeando por estilos como Americana e Alternative Country, o Calexico mistura bem sonoridades country, sons andinos e mexicanos com o pop moderno. Ficamos aqui com Dub Latina, uma balada country com delay e escaleta.

Na sequência temos o grupo de jazz-funk experimental Medesky, Martin & Wood com a música Retirement Song. Um som denso, cheio de efeitos percussivos e eletrônicos.

Na sequência temos um trio de artistas brasileiros contemporâneos se comunicando através da música. Primeiro o paraense Pio Lobato, com a música Um Recado para Lúcio Maia, Presente no disco Café. Depois temos o baiano Lucas Santtana com Um Recado para Pio Lobato, do seu disco mais recente (Sem Nostalgia). E por fim temos o pernambucano Maquinado (Lúcio Maia, também guitarrista da Nação Zumbi), com a faixa Recado ao Pio, e extensivo ao Lucas, de seu recém lançado disco (Mundialmente Anônimo).

Finalizando nossa transmissão temos o percussionista brasileiro Marcos Suzano e sua faixa Pandemonium parte 2, um funk onde os pandeiros substituem a bateria, e o house com influências de música turca de Makossa & Megablast VS Smadj, com a faixa Hat (presente no disco de releituras do selo Doublemoon, chamado Doublemoon Remixed).

A todos os comparsas, compadres e companheiros um bom som e até a próxima, com mais novidades datadas e antiguidades atuais do nosso estética terceiro mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *