podcast :: AVLAB SP com curadoria dAdA RAdiO

O Centro Cultural da Espanha em São Paulo apresenta os Encontros AVLAB, ciclo mensal didático e participativo de arte e tecnologia, criações experimentais e atuações audiovisuais em forma de reuniões entre interessados nos campos da arte, tecnologia, música experimental, arte sonora, dispositivos interativos e processos de áudio e vídeo em tempo real.

AVLAB #9 – ESTRATÉGIAS E FLUXOS SONOROS – A PRODUÇÃO E DIFUSÃO MUSICAL EM TEMPOS DE REDES DIGITAIS. pt.01 from Centro Cultural da Espanha-AECID on Vimeo.

Curadoria e apresentação de Amadeu Zoe*

A expansão contínua da Internet, sua penetração populacional em escalas globais e a maior acessibilidade à equipamentos e aplicativos em multimídia criou um novo cenário na distribuição da informação e dos bens culturais. Este contexto descentraliza e garante autonomia na criação e difusão informativa à sociedade. No campo da música, a criação e distribuição ganham novos contornos, conferindo poder a novos produtores e iniciativas independentes. A música estaria livre da submissão das grandes gravadoras e corporações comunicativas?

Este é o tema do primeiro Encontro AVLAB de 2011, um espaço para compartilhar conhecimentos sobre os processos criativos nos campos da arte, tecnologia, música experimental, eletroacústica, arte sonora, dispositivos interativos e processos de áudio e vídeo ao vivo, sob a coordenação de Daniel Gonzalez Xavier. A curadoria desta edição fica por conta de Amadeu Zoe da Radio Dada, webradio que desde 2006 veicula através do programa Reverbe uma grande diversidade de selos musicais livres, as chamadas netlabels, além de uma vasta pesquisa na área da música contemporânea e experimental a partir de redes P2P. Os convidados para discutir a questão são a netlabel sediada em São Paulo, Sinewave, que já conta com mais de 80 lançamentos em rede, a Rádio Independência ou Marte, originada na Universidade Federal de São Carlos e atualmente ligada ao circuito Fora do Eixo e o DJ e produtor Thomash que vem unindo seus conhecimentos em programação em suas criações e remixes musicais, além de participar do coletivo de audiovisual Codigo 11 e ser um dos organizadores e DJ residente da festa Voodoohop.

CURADOR CONVIDADO: AMADEU ZOE (DADA RADIO) *
Amadeu Cardoso Jr. aka Amadeu Zoe é mestre em geografia com ênfase em comunicações. Realizou pesquisas na área da cultura com o trabalho "Meios de comunicação de massa e dinâmicas geográficas" onde analisa as interfaces da indústria cultural e as dinâmicas que se processam espacialmente. Posteriormente com sua tese de mestrado, estuda a constituição da Internet no Brasil e no mundo e suas implicações geográficas e sociais. É o idealizador e editor da web radio "Dada Radio", dedicada à pesquisa de música livre (netlabels) e a contemporaneidade do jazz como linguagem musical. É também um dos membros fundadores do coletivo de intervenção urbana barulho.org. Desde de 2009 é sócio e produtor do Espaço Cultural Serralheria localizado no bairro da Lapa-SP.

http://www.dadaradio.net/category/reverbe-netlabels/
http://www.dadaradio.net/dada-label/

O tema deste 9° Encontro AVLAB que tem a curadoria de Amadeu Zoe (dada radio) : ESTRATÉGIAS E FLUXOS SONOROS – A PRODUÇÃO E DIFUSÃO MUSICAL EM TEMPOS DE REDES DIGITAIS acotecerá no dia 15 de março (terça feira), às 19 horas com entrada franca. Os convidados e os respectivos temas de apresentação são:

JOVEM PALEROSI (INDEPENDÊNCIA OU MARTE): Discotecagem radiofônica, ferramentas livres e música independente.
ELSON BARBOSA E LUIZ FREITAS (SINEWAVE NETLABEL) : Uma experiência concreta de música copyleft no Brasil
THOMAS HAFERLACH (DJ THOMASH – VOODOOHOP) : A recombinação musical como processo criativo.

Criado e implementado originalmente pelo Medialab-Prado de Madri, os Encontros surgem com a ideia de oferecer um espaço físico para compartilhar conhecimentos específicos e gerais, críticas e opiniões sobre os processos criativos nos âmbitos mencionados, em que a participação crítica do público é fundamental.

A Curadoria Geral e Coordenação é de Daniel Gonzalez Xavier e a produção junto ao Centro Cultural da Espanha é de Miguel Castro Perez. O dossie completo do evento encontra-se aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *