reVerbe neTLabeLs 2.4

http://www.myspace.com/elodacorrente1

Programa Reverbe NetLabels dedicado ao Hip Hop paulistano e contando com a presença dos grupos Elo da Corrente DJ PG e Subsolo.

O hip-hop emergiu no final da década de 1960 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. Esses bairros eram essencialmente habitados por imigrantes do Caribe, vindos principalmente da Jamaica. Por lá existiam festas de rua com equipamentos sonoros ou carros de som muito possantes chamados de Sound System. Os Sound System foram levados para o Bronx, um dos bairros de Nova Iorque de maioria negra, pelo DJ Kool Herc, que com doze anos migrou para os Estados Unidos com sua família. Foi Herc quem introduziu o Toast (modo de cantar com levadas bem fraseadas e rimas bem feitas.

A conversa com DJ PG e Lumbriga-Tremosa, Gato Congelado e DJ Makoto (Subsolo) trocaram idéia na rádio sobre a situação atual do rap no Brasil, bem como produção independente e distribuição livre de música, a relação com os sound system, o uso de trechos sampleados e a possível repressão por isso. E claro, músicas dos dois grupos permeando essa conversa que ilustra muito bem o estado do hip hop nacional e sua capacidade de produzir coisas bem bacanas e que não deixam nada a dever para ninguém.

O programa reVerbe neTLabeLs é uma parceria da dAdA RAdiO com o Centro Cultural da Juventude CCJ-SP [Radio Escuta] e tem a produção conjunta de: AMADEUZ – MBLACK – DANIEL DIAS – PIPO PEGORARO.
Gravação realizada em Janeiro de 2009 no estúdio Q. Veja o vídeo de um extrato da entrevista…


Reverbe 0.5 from c.cachoeira on Vimeo.

      reverbe_netlabels_brmundo

4 thoughts on “reVerbe neTLabeLs 2.4

  1. amadeu Post author

    os links para o trabalho deles estão no post e as musicas são anunciadas durante a entrevista.abs!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *