QUEM [WHOare]

A dAdA RAdiO nasceu a partir da sinergia de um grupo de amigos e parceiros motivados em criar um canal de comunicação pela internet. Estávamos em 2005 e bastante inspirados nas ideias, recursos e potencialidades do open source, do software e dos contextos de cultura livre.

Acreditávamos e ainda acreditamos com uma certa modulação que a história nos forneceu ao longo deste tempo, que é preciso oferecer outras possibilidades de escuta ao mundo, criar conexões e redes a partir dos recursos oferecidos pela tecnologia atual que permitem aos indivíduos poder de difusão e ampliação de suas referências culturais. Desta forma, a ideia de uma rádio online ou uma webradio e mais contemporaneamente um podcast apresentou-se como uma ferramenta poderosa.

A internet com suas ferramentas de distribuição e de redes sociais possibilita o conceito defendido por Bertold Brecht em sua “Teoria do Rádio”. Um espaço comunicativo de recepção (audição, público), mas também de emissão (ator – ativo) criando uma comunicação real, ou seja, que propicia o diálogo e troca de papéis, a chamada ágora informacional, onde a informação trafega e afeta entre múltiplos pontos-pessoas-nós. Nos apropriamos das tecnologias da informação e da expansão dos meios que geram conectividade de maneira cada vez mais portátil, potencializando o intercâmbio das experiências musicais e a geração de ambientes de conhecimento de diferentes produções musicais dentro de uma ampla escala geográfica.

Desde 2007, a dAdA RAdiO também ganha espaço como produtora de ações culturais através de execuções públicas combinadas com shows de diferentes artistas identificados com uma linguagem sonora da experiência do contemporâneo, diversamente popular, erudita ou experimental. O gênero nesse caso é menos importante do que seu caráter livre e aberto ao público.

Trabalhamos dentro de uma filosofia de Commons ou de conhecimento compartilhado, baseado em licenças livres que não se definem por um uso comercial direto da produção artística e musical. Durante 4 anos produzimos o programa reverbe netlabels em parceria com o Centro Cultural da Juventude – CCJ-SP visando a difusão e o fortalecimento das netlabels, selos musicais que distribuem seus trabalhos gratuitamente através do uso de licenças Creative Commons, ou seja, do uso do copyleft. De 2009 a 2016 a dAdA RAdiO esteve diretamente envolvida com a programação do Espaço Cultural Serralheria (Lapa – São Paulo) e desde seu encerramento fortaleceu sua criação radiofônica direcionada à produção de podcasts, a realização de oficinas em parceria com a radioexperimenta.com e na criação de eventos públicos de caráter cultural/musical na região metropolitana de São Paulo.

Buscamos a geração de espaços reais e virtuais para difundir e integrar trabalhos musicais que fogem do espetáculo da grande indústria cultural, buscando ir além da superficialidade da música como mercadoria e entretenimento, entendendo-a como uma forma de arte e expressão de pensamentos, sensibilidades e trocas.

Queremos SOM aqui-e-ali e onde mais existir mundo e espontaneidade…

Ouça e conheça a dAdA RAdiO!

Caso desejar nos contate aqui:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: