MANGUELIST [Cordão de Caranguejo 1] :: Mestre Ambrósio + Otto

A série ‘Cordão de Caranguejo’ da Manguelist propõem a seleção de duas bandas ou artista solo por episódio, sendo esse amontoado de caranguejos-com-cérebro sempre apresentado em duplas. O primeiro cordão conta com Mestre Ambrósio e Otto.

por Bruno Picchi

A banda nasceu em 1992, originalmente com Siba (Sérgio Veloso) na guitarra e rabeca, Eder “O” Rocha na percussão e Hélder Vasconcelos nos teclados e depois percussão e fole de oito baixos. Mais tarde entraram Mazinho Lima no baixo elétrico e triângulo, Sérgio Cassiano na percussão e vocal e Mauricio Alves na percussão. A banda, que durou até 2004, tem base na música nordestina, como o forró, maracatu, coco, baião, caboclinho e ciranda, sendo o seu nome uma homenagem ao mestre de cerimônias do teatro folclórico popular Cavalo Marinho na Zona da Mata.
O cantor Otto é ex-percussionista da primeira formação da Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A, com quem gravou os dois primeiros discos. Nascido no município de Belo Jardim, no Agreste Pernambucano, no final da década de 1980 passou dois anos na França tocando percussão nas ruas e no metrô de Paris. Em seu retorno ao Brasil Otto rumou para o Recife, quando conheceu duas pontas de lança do movimento Manguebit, Chico Science e Fred Zero Quatro, e passou a participar da cena Mangue com a alcunha de Otto “Fuleragem”. Gravou diversos discos solo, sendo presente na sua obra incursões na música eletrônica e, posteriormente, na revisitação de clássicos nordestinos como Reginaldo Rossi e Odair José.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *