Podcast: Play in new window
Subscribe: Apple Podcasts | TuneIn
Podcast número 5 do projeto Música Livre para o Archivo Vivo, do Centro Cultural da Espanha-SP. Projeto este voltado para a geração de uma infinidade de arquivos musicais livres no âmbito geográfico ibero-americano, seja por licenças copyleft, creative commons, como também lançados na Internet de maneira autônoma, visando uma distribuição livre, dissociando produção cultural da produção mercadoria=produção-da-exclusão.
Neste programa dedicamos nossa escuta atenta para dois grupos latino americanos “del sur”: Agustin Strizzi Group (Argentina) e Metá Metá (Brasil), que apesar de origens culturais e territorias diferentes, apresentam um lugar comum no uso diferenciado de instrumentos de corda e sopro com acentuado impulso rítmico trazendo para suas composições ligações diretas com a origem matriz musical africana.
Agustin Strizzi (Bateria e percussão), nascido em Buenos Aires, é acompanhado por Pablo Etcheverry (Violões e Guitarra), Pablo Elorza (Contrabaixo), Santiago Kurchan (Flauta e Sax), Javier Zacharías (Tenor Sax), Agustina Kuntze (Flauta), Mariana Rivaya (Viola), Tomas Pereyra Lucena (Cello). Seu trabalho de 2011 intitulado Will foi publicado pelo selo Clinical Archives (Leste europeu/Russia) dedicado ao free jazz, musica de improvisação livre, arte sonora e está disponivel em 320 kbps.
Metá-Metá paulistano e brasileiro, traz composições de Kiko Dinucci (violão e voz), Thiago França (sax) e Juçara Marçal (voz). O disco traz também a participação de Samba Ossalê na percussão, Sergio Machado na bateria e Rodrigo Campos no cavaquinho. As composições ressaltam o universo afro religioso africano atualizado no contemporâneo. A distribuição desta produção se dá de maneira difusa pela rede, mas podemos apontar para o catálogo do grupo no site aqui.