Podcast: Play in new window
Subscribe: Apple Podcasts | TuneIn
Último programa da Série Bill Graham e suas antológicas casas musicais. Bill um dos maiores “promoters”, empresário das casas Fillmore e Winterland, também gerente de palco de diversas bandas de rock como Rolling Stones, Bob Dylan, Santanna.
Winterland foi um teatro arena que havia sido um rinque de patinação com capacidade para 5400 pessoas, abrigou shows e bandas fundamentais para a história do rock.
Durante os anos 70, ao contrário de período flower power e da contracultura que marcou fortemente as casas Fillmore e mesmo o período em que Graham locava Winterland, teremos uma nova fase do rock, bastante ligada à expansão comercial do gênero como também de um novo leque de estilos e propostas musicais, menos engajadas politicamente (ou diferentemente engajadas do que foram os 60s) e mais abertas a experiencias cenográficas, performáticas e muito dependentes de produtores e gravadoras (a indústria musical).
Nesta última tracklist da série apresentamos a fase do rock da segunda metade da década de 70, com as bandas de punk rock, new wave, glam-glitter rock. O destaque fica para as bandas do Punk rock que realizaram shows históricos no local como Sex Pistols, Ramones, The Nuns (banda punk da costa oeste que abriu para o show do Sex Pistols em 1978). Ouviremos a banda sátira The Tubes, além de uma faixa do glam heavy rock do Kiss em apresentação de 1975.
Em seguida um dos ícones da chama new wave inglesa Elvis Costello apresentando ao vivo, músicas de seu álbum de estreia This Year’s Model e do single que leva o nome do show Radio Radio de 1978.
Finalizamos o programa e esta série em grande estilo, no espírito de despedida, com o show da “The Band”, grupo que acompanhava Bob Dylan nos seus discos entre 1966 a 1967 e frequentemente em shows até 1976, quando a banda se separa neste concerto despedida Last Waltz que conta com a participação de muitos músicos amigos como Bob Dylan, Neil Young, Joni Mitchell, Muddy Waters entre outros.