Cordão de Caranguejo #4 :: Filmes

Manguelist :: Cordão de Caranguejo #4 :: Filmes

por Bruno Picchi

A seleção da semana foi inspirada nos filmes da estética “árido movie”, conforme termo que os caranguejos com cérebro do audiovisual cunharam para a aplicação da Cena Mangue no cinema. São dois os filmes cuja trilha sonora é apresentada. O primeiro, “Baile Perfumado”, de 1996, com direção conjunta de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, é considerado um marco da retomada do Cinema Pernambucano. Conta a saga real do libanês Benjamin Abrahão, mascate responsável pelas únicas imagens de Virgulino Ferreira, o Lampião, quando vivia no sertão brasileiro. Em novembro de 2015 esse filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

O segundo longa metragem é “Amarelo Manga”, de 2002, o primeiro do diretor Cláudio Assis. A obra retrata a vida de alguns moradores do centro histórico de Recife, guiados pelas suas paixões e frustrações do dia a dia.

As 5 primeiras músicas são do “Baile Perfumado”, compostas por Mestre Ambrósio, Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre SA. As 6 restantes, do “Amarelo Manga”, são todas de autoria da dupla Lucio Maia e Jorge Du Peixe, respectivamente guitarrista e vocalista da Nação Zumbi, e tem enquanto intérpretes além dos dois autores, Otto, B. Negão e Fred Zeroquatro. Chila, Relê, Domilindró!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *