Manguelist #7 :: Manguebeat, o Conceito

Manguebeat, o Conceito

por Bruno Picchi

Inspirada no manifesto Caranguejos com Cérebro, a Manguelist desta semana convida as(os) ouvintes a ler a sua primeira parte e fazer um exercício de relação entre suas intenções e as letras musicais. Segue:

Mangue, o conceito.

Estuário. Parte terminal de rio ou lagoa. Porção de rio com água salobra. Em suas margens se encontram os manguezais, comunidades de plantas tropicais ou subtropicais inundadas pelos movimentos das marés. Pela troca de matéria orgânica entre a água doce e a água salgada, os mangues estão entre os ecossistemas mais produtivos do mundo.

Estima-se que duas mil espécies de microorganismos e animais vertebrados e invertebrados estejam associados à vegetação do mangue. Os estuários fornecem áreas de desova e criação para dois terços da produção anual de pescados do mundo inteiro. Pelo menos oitenta espécies comercialmente importantes dependem do alagadiço costeiro.

Não é por acaso que os mangues são considerados um elo básico da cadeia alimentar marinha. Apesar das muriçocas, mosquitos e mutucas, inimigos das donas-de-casa, para os cientistas são tidos como símbolos de fertilidade, diversidade e riqueza.

Nesta Manguelist você confere Mundo Livre S/A, Nação Zumbi, Elba Ramalho, Afrobombas, Banda Eddie, Mestre Ambrósio, Chico Science e Nação Zumbi, Academia da Berlinda e Kaya na Real. Chila, Relê, Domilindró!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *