Manguelist #8 :: Manguebeat, a Cidade

Manguebeat, a Cidade

por Bruno Picchi

A segunda parte do manifesto escrito por Fred Zeroquatro guia a escolha das músicas da Manguelist desta semana, sendo cantada a cidade do Recife, a Manguetown. Leia e se inspire:

Manguetown, a cidade

A planície costeira onde a cidade do Recife foi fundada é cortada por seis rios. Após a expulsão dos holandeses, no século XVII, a (ex)cidade *maurícia* passou desordenadamente às custas do aterramento indiscriminado e da destruição de seus manguezais.

Em contrapartida, o desvairio irresistível de uma cínica noção de *progresso*, que elevou a cidade ao posto de *metrópole* do Nordeste, não tardou a revelar sua fragilidade.

Bastaram pequenas mudanças nos ventos da história, para que os primeiros sinais de esclerose econômica se manifestassem, no início dos anos setenta. Nos últimos trinta anos, a síndrome da estagnação, aliada a permanência do mito da *metrópole* só tem levado ao agravamento acelerado do quadro de miséria e caos urbano.

Nesta Manguelist você confere Mamelo Sound System, Chico Science e Nação Zumbi, Mauritsstadt Dub, DJ Dolores, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Rica Amabis, Otto e Paulo Francis Vai Pro Céu. Chila, Relê, Domilindró!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *